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OUT
05
05 OUT 2021
Usuários da UPA Petrolândia relatam melhorias no atendimento, após Prefeitura assumir a gestão da urgência e emergência 
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Dando continuidade as vistorias aos equipamentos de saúde do município, representantes do Executivo municipal estiveram na Unidade de Pronto Atendimento - UPA Petrolândia, nesta segunda-feira (4/10). Essa foi a segunda visita da nova gestão a unidade, sendo a primeira realizada após a intervenção decretada no gerenciamento do Instituto de Gestão Humanizado – IGH, em  junho deste ano.   

A prefeita Marília Campos participou da visita, acompanhada pelo vice-prefeito Ricardo Faria; do gerente da UPA Petrolândia, Vinícius de Oliveira Pimenta; da médica referência técnica da UPA Petrolândia, Ana Flávia Drummond; do diretor das UPAs, Ivan Mota Black, e da administradora da Regional Petrolândia, Márcia Ramalho. 

Os representantes da Prefeitura e da unidade de saúde percorreram as instalações do local, ouvindo relatos dos usuários e servidores sobre o funcionamento do acolhimento e do atendimento, além das melhorias que aconteceram após a intervenção. 

Em visita realizada em fevereiro deste ano pela prefeita e equipe de trabalho, a maior reclamação dos usuários era referente ao tempo de espera para o atendimento. Agora, os resultados alcançados após a intervenção já são visíveis tanto para a população, quanto para os servidores. A unidade de urgência faz diariamente cerca de 150 atendimentos e segue a escala de classificação de risco de acordo com o Protocolo Manchester, onde o atendimento pode acontecer em até 240 minutos.

Segundo a usuária Ana Maria Justino, depois da intervenção os serviços prestados melhoraram 100%.  "Antes era difícil demais! Tinham pessoas que ficavam mais de 6 horas na fila aguardando ser chamada. Mesmo seguindo o protocolo de classificação, agora o atendimento está mais rápido e a equipe mais motivada”. 

A prefeita Marília Campos comemorou os resultados encontrados e afirmou que o objetivo é melhorar ainda mais a assistência nas unidades de urgência e emergência do  município. “Os problemas ainda existem, mas já avançamos e vamos melhorar cada vez mais para dar a população um atendimento de qualidade. Temos uma UPA mais limpa, com servidores mais motivados e recebendo o salário em dia. A população nos deu um retorno positivo sobre a equipe. Isso é muito importante! Estamos vendo os frutos da intervenção sendo reconhecidos por servidores e usuários”.  

Em relação às reivindicações feitas em fevereiro pelos servidores, uma das maiores demandas eram em relação ao atraso dos pagamentos pelo Instituto de Gestão Humanizado – IGH e a falta de insumos e medicamentos. De acordo com gerente da unidade, Vinícius de Oliveira Pimenta, com a intervenção foi possível regularizar a situação, dando melhores condições de trabalho para os servidores, o que ocasionou maior entrosamento da equipe médica, de enfermagem e do administrativo. 

“Vivíamos momentos difíceis pela falta de pagamento dos contratos. Faltavam itens básicos, os salários estavam vencidos e, agora, essa situação já foi resolvida. Isso faz com que a equipe trabalhe mais entrosada, mais motivada e funcionando a  todo vapor”, relata o gerente. 

Em pouco mais de três meses de intervenção, outra melhoria apontada pela médica referência técnica da unidade, Ana Flávia Drummond, foi em relação à receptividade da população com a equipe da unidade. De acordo com ela, após o novo modelo de atendimento, o relacionamento dos usuários com os profissionais melhorou. “Os usuários têm sido atendidos em tempo hábil. As demandas foram resolvidas e melhoramos a receptividade deles com nossa equipe. Estamos tendo um retorno muito bacana”.

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